Digital Signage x Videowall para Centros de Controle

Qual a diferença entre Digital Signage e Videowall para monitoramento e controle?

 

O termo Video Wall, ou Videowall, é utilizado para designar vários tipos de displays ou painéis digitais, formados por conjuntos modulares de monitores, possibilitando a formação de um único painel. Os módulos mais utilizados atualmente são os monitores LFD (Large Format Display) LED de borda ultra fina.

Mas é importante ter em mente que há grandes diferenças entre os tipos de solução de Video Walls, dependendo da finalidade, modo de utilização, e desempenho esperado.

A primeira diferença a ser analisada, é sem dúvida, a finalidade do Sistema de Visualização. Sistemas de Displays para uso publicitário ou de sinalização (Digital Signage), usados em terminais, vitrines ou eventos, utilizam o painel digital simplesmente como uma expansão de imagens para todos os monitores, formando uma única imagem. A vantagem dessa solução é a simplicidade, pois não necessitam de um controlador de Video Wall (Video Wall Controller) e de softwares específicos, reduzindo sensivelmente os custos de produção. Vale lembrar que o Video Wall concebido dessa forma impossibilita a utilização de janelas de diferentes aplicações e assemelha-se a tela de um computador. O Digital Signage, por essa razão, é indicado quando não existe execução de aplicações e controle. Vale ressaltar que a definição das imagens e vídeos maximizados é reduzida. 

Os Sistemas de Visuzalição para Centros de Controle, por sua vez, tem uma complexidade muito maior, devido às necessidades de visualização de diversas fontes de informação, como aplicações, dados, imagens, sistemas de cameras, video conferência, sistemas de alerta, entre outros. Afim de atender as demandas operacionais, gerar informação compartilhada e em tempo-real, auxiliando na prevenção e redução do tempo de resposta em situações de crise, os Sistemas de Visualização Profissional necessitam de um Gerenciador Gráfico de alto desempenho, além de softares específicos de captura de estações de trabalho de operadores (permitem o compartilhamento da visualização da tela de cada operador no Video Wall) e também de softwares de automação de layouts (cenários). Existem ainda outros fatores que afetam a estrutura tecnológica necessária para um projeto de Videowall para Centros de Controle, como a captura de sinais analógicos, a quantidade e nível de acesso de cada operador, quantidade de aplicações integradas e interação com outros Sistemas de visualização.

 

Videowall para uso publicitário (Digital Signage)

 Videowall para Digital Signage

As imagens são expandidas em uma única tela, sem possibilidade de uso de janelas e utilização de vários aplicativos simultâneos.

 

Videowall para uso em Salas de Controle de Operação

Videowall para Salas de Controle

 

É possivel integrar diversas aplicações, como softwares internos, sistemas de monitoramento, videos, entre outros.

Criação e automação de layouts (disposição das janelas no videowall) ilimitados.

Possibilidade de utilização de até 255 janelas em cada monitor.

Alta capacidade de processamento.

 

Topologia_videowall

 

 

Mais dúvidas? Entre em contato com a QX2Box.
 

Voltar